Search for:



Este vinho é um blend de quatro uvas: Teroldego, Sangiovese, Cabernet Sauvignon e Merlot.

-Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
https://www.youtube.com/channel/UCPo_gyXu5lUOQsEw8dEbjeQ/join
-Apoie o canal – Chave pix: azevedoferreira@uol.com.br

-San Michele Personagens Assemblage:
https://www.vinhosevinhos.com/san-michele-personagens-assemblage.html
– San Michele Tridentum Teroldego:
https://www.vinhosevinhos.com/san-michele-tridentum-teroldego.html

00:00 Clube de vinhos Tanino.
Recebi este vinho na caixa de outubro do clube de Vinhos Taninos da Vinhos e Vinhos.Com.

01:02 Personagens.
Este é um vinho exclusivo para os assinantes do clube Taninos da Vinhos. Trata-se de uma edição especial chamada “Personagens do vinho brasileiro” que apresenta as histórias por trás de alguns dos grandes nomes do universo vitivinícola nacional. O homenageado neste rótulo é Silnei Furlani, enólogo e fundador da Vinícola San Michele.

01:33 Rodeio.
A Vinícola San Michele fica no município de Rodeio, em Santa Catarina, no chamado Vale Europeu. A cidade surgiu em razão da chegada de imigrantes da região de Trento, do norte da Itália.

02:42 Silnei Furlani.
Silnei Furlani é descendente dos imigrantes de Trento e entre meados e final da década de 80 e decidiu, juntamente com Marcelo Sardagna, fazer o caminho de volta para Trento e ingressaram no conceituado Instituto San Michele all’Adige, fundado em 1874, para compreender os segredos dos vinhos europeus e vivenciar as técnicas da vitivinicultura.

03:24 Retorno.
Silnei e Marcelo voltaram ao Brasil em 1991 e, com o patrocínio da Província Autônoma de Trento, fundaram a “San Michele”. Mas, Silnei retornou para a Itália e foi se especializar, trabalhando nas mais conceituadas vinícolas do Norte da Itália. Depois voltou para o Brasil e iniciou as atividades da Vinícola San Michele.,

04:08 Depoimento Silnei Furlani.

05:44 Membros e Aba Comunidade.

06:38 Assemblage.
O nome do nosso vinho é Assemblage, que é é sinônimo de Blend, corte ou lote. Quatro uvas entram na sua composição. Duas de origem francesa, Cabernet Sauvignon e Merlot, e duas de origem italiana, Sangiovese e Teroldego. Você conhece a Teroldego?

07:21 Teroldego.
A Teroldego é uma uva nativa da região de Trento, sendo a sua principal uva tinta. É exatamente por isso que ela está no Blend para homenagear o Trento e o imigrantes trentinos.

08:24 Demais uvas.
A Sangiovese é originária região da Toscana, no centro da Itália, onde ela atinge sua expressão máxima. Ela é a uva tinta mais plantada no país da bota, assim, tem presença garantida em um vinho de alma italiana.

09:18 Uvas Francesas.
Por fim, temos as duas uvas francesas que são muito conhecidas aqui no Brasil, a Cabernet Sauvignon e a Merlot.

09:49 Alma italiana.
Você pode estar se perguntando: porque um vinho que pretende revelar a alma italiana tem em seu blend duas uvas francesas? A razão é simples, Cabernet Sauvignon e Merlot também são plantadas no Trento.
Mas não é só! Cabernet Sauvignon faze parte de um dos vinhos italianos mais cobiçados. Os supertoscanos ou vinhos fora da lei.

10:20 Supertoscanos
Há 60 anos um vinhos da Toscana tinham que, obrigatoriamente, ser elaborado com a maior parte de Sangiovese. Se um produtor fizesse um vinho diferente, não poderia colocar no rótulo o nome da região.
Até que na década de 1940 Mario Incisa della Rocchetta da vinícola Tenuta San Guido, em Bolgheri, começou a produzir vinhos para consumo familiar fora das regras, com uvas francesas. Surgindo o primeiro Supertoscano, o Sassicaia, que foi lançado comercialmente em 1968.

11:42 O nosso vinho.
O nosso vinho é jovem, safra 2024, possui 13 % de álcool e passou 12 meses em barricas de carvalho francês e americano. Ele é vendido pela Vinhos e Vinhos por R$ 119,00. Devendo ser consumido à temperatura entre 14 a 16°C.

12:36 Degustação.

13:13 Análise visual.
Tem cor rubi com reflexos púrpura, violáceos…

13:44 Analise olfativa.
No nariz, destacam-se aromas de fruas negras e vermelhas, amora, cereja, framboesa, especiarias, chocolate amargo, tabaco e baunilha.

15:04 Analise gustativa.
É seco, com acidez superior à média, taninos muito macios e elegantes, de média intensidade. Álcool bem integrado e corpo médio. Tem boa intensidade de sabor, superior à média, as frutas maduras estão presentes, envoltas no especiarias, chocolate amargo, tabaco e baunilha.

17:10 Final e guarda.
Tem um final agradável, tendendo a longo.
Posso guardar este Assemblage? Não muito, pois ele foi pensado para ser bebido jovem. O produtor estima a janela de consumo entre 5 a 7 anos.

18:17 Conclusão e nota.
San Michele Personagens Assemblage safra 2024 será que é bom?
Sim, ele é muito bom!

19:09 Harmonização.
Massas ao sugo, faisão, bisteca à fiorentina, carpaccio de carne, arroz de pato, Risoto de ossobuco, polenta cremosa com ragu de cordeiro, polpetone e pizza marguerita

20:29 Apoie o canal.

3 Comments

  1. Sim, gosto muito de vinhos italianos, principalmente Primitivo, Sangiovese, Chianti, Prosecco, Moscato. Este Teroldego nunca provei. Parece muito bom. Valeu, Maurício 👍

Write A Comment